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JUN
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Secretaria de Educação reconhece escolas da rede municipal pelo desempenho e participação na Avaliação de Fluência Leitora – Edição de Entrada 2025

Quinta, 12/06/2025
A Secretaria Municipal de Educação de Andradina prestou reconhecimento às escolas da rede municipal que se destacaram pela participação e desempenho na Avaliação de Fluência Leitora – Edição de Entrada 2025. A iniciativa reforça o compromisso da rede com a alfabetização e o desenvolvimento da leitura na idade certa, conforme os princípios do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Foram reconhecidas pelo notável desempenho na avaliação as unidades:
  • EMEF Professora Anna Maria Marinho Nunes
  • EMEBI Humberto Passarelli

Já pelas ações de participação ativa e engajamento coletivo, foram destacadas as escolas:
  • EMEF Leonor Salomão
  • EMEBI Professora Maria Vera Quental Tamai
  • EMEIEF Educador Paulo Freire
  • EMEF Josepha de Jesus Carreira
  • EMEBI Professora Ondina Höfig de Castilho
  • EMEF Professora Zoraide de Carvalho Oliveira
A Secretaria destacou que o reconhecimento é extensivo a toda a equipe escolar — gestores, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários, alunos e famílias — que têm atuado com compromisso e responsabilidade na missão de garantir o direito à alfabetização plena de todas as crianças.

“A Avaliação de Fluência Leitora é um instrumento essencial para compreendermos o estágio de aprendizagem dos nossos alunos. Mais do que números, os resultados refletem o trabalho diário das escolas e o envolvimento de toda a comunidade escolar”, afirmou a secretária de educação Estela Goda.

Avaliação de Fluência Leitora
Aplicada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, a Avaliação de Fluência Leitora permite identificar o nível de leitura dos alunos, com foco na fluência, precisão e compreensão. A partir dos dados obtidos, as escolas podem planejar estratégias de reforço, acompanhamento e fortalecimento da prática pedagógica.

A edição de entrada de 2025, realizada no início do ano letivo, tem como objetivo diagnosticar a aprendizagem e apoiar o planejamento das ações pedagógicas ao longo do ano.